Cerimônia de Enlace Matrimonial


Geralmente contrata-se uma equipe de Cerimonialistas Especializada sendo responsável por toda a preparação do Enlace Matrimonial, caso os noivos não queiram  contratar tal serviço, deixo aqui um exemplo de cerimonia atualizado segundo as novas regras da Igreja Católica.

                           Matrimonial  de  N. (nome do esposo)  e  N. (nome da esposa)
Comentarista:
Boa noite a todos!
     Queremos dar as boas vindas a todos os escolhidos para testemunhar essa noite especial,onde tudo se torna diferente, pois tudo tem um toque de amor, amor que vem de Deus.
Dois olhares...
Duas vidas...
Dois caminhos  que se cruzaram...
Uma só carne...
Um só coração.
      Na vida ninguém caminha,faz história e constrói um lar sozinho,é preciso de amigos e família.
      Família,o alicerce na vida do ser humano,é herança de Deus. Amigos são presentes conquistados a cada dia.
Vamos receber os pais,os padrinhos  e os noivos.

Entrada dos pais e padrinhos:  música

Entrada do Noivo:   música

Entrada da Noiva:   música
Padre: Em Nome do Pai,do Filho e do Espírito Santo.
Todos: Amém.

Padre: A graça do Nosso Senhor Jesus Cristo,o amor do Pai e  a comunhão do Espírito Santo,estejam convosco.

Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

Padre:  Para a celebração deste casamento,meus irmãos e irmãs,felizes aqui nos reunimos na casa do Senhor,no dia em que estes nossos N.(nome do esposo) e N.(nome da esposa) resolveram estabelecer o seu novo lar.Para eles, este momento é de muita importância.Por isso,vamos acompanhá-los com nossa amizade e a nossa oração fraterna.Unidos a eles,ouviremos atentamente a palavra que hoje Deus nos dirige.E depois, juntamente com a Santa Igreja,por meio de Jesus Cristo Nosso Senhor, vamos pedir a Deus Pai que acolha,abençoe e mantenha sempre unidos estes noivos,seus servos e nossos irmãos.

Padre: Oremos.
      Atendei, ó Pai as nossas súplicas e derramai as vossas bênçãos sobre N.(nome do esposo) e N.(nome da esposa) para que,unindo-se em matrimônio diante do vosso altar,sejam confirmados na caridade.  Por Cristo Nosso Senhor.

Todos: Amém.

            Entrada da Bíblia: (opcional)(em algumas paróquias não se fazem mais a entrada da bíblia)
Comentarista:
         A Bíblia é o livro sagrado que contém as mais sinceras palavras de humildade, fé, sabedoria e luz para caminharmos num rumo que nos levará à santidade.
         Vamos acolher em nossos corações a palavra que N.(nome do esposo) e N.(nome da esposa) escolheram para que através do Padre N.(nome do padre),Deus nos revele.

Entrada da Bíblia:  música 
               
              Sobre as Leituras Bíblicas que podem ser feitas na Celebração Matrimonial
Os noivos podem escolher as leituras bíblicas a serem feitas no seu matrimônio, indicando para a Primeira Leitura e para o Evangelho uma das referências abaixo. Para isso devem informar a secretaria paroquial, com até 30 dias antes da celebração.
a.       Primeira Leitura: Gn 1,26-28.31 a; Gn 2,18-24; Gn 24,48-51.58-67; Tb 7,6-14; Tb 8,4b-8; Eclo 26,1-4.13-16; Jr 31,31-34; Rm 8,31b-35.37-39; Rm 12,1-2.9-13; 1Cor 6,13c-15a.17-20; 1Cor 12,31-13,8a; Ef 4,1-6; Ef 5,2a.25-32; Fl 4,4-9; Cl 3,12-17; 1 Pd 3,1 -9; 1 Jo 3,18-24; 1 Jo 4,7-12; Ap 19,1.5-9a.
b.      Evangelho: Mt 5,1 -12a; Mt 5,13-16; Mt 7,21.24-29; Mt 19,3-6; Mt 22,35-40; Mc 10,6-9; Jo 2,1 -11 ;Jo 15,9-12; Jo 15,12-16; Jo 17,20-26.

                                                        Rito  da  Palavra

1ª Leitura: (conforme escolha dos noivos e aceitação da equipe de liturgia) 

Salmo:    (conforme escolha dos noivos e aceitação da equipe de liturgia)
Música
Aclamação ao Evangelho: (conforme escolha dos noivos e aceitação da equipe de liturgia)  
Música

Rito Sacramental


Conforme escolha do sacerdote.

                                                             Preces da Comunidade

Padre:  Irmãos e irmãs em Cristo,lembrando a graça especial com que Deus quis abençoar e consagrar o amor de N.(nome do esposo) e N.(nome da esposa) vamos confiá-los ao Senhor.
Leitor:  N.( nome do leitor)
-  Pai,que a luz do Espírito Santo ilumine cada vez mais os caminhos de N.(nome do esposo) e N.(nome da esposa) nesta nova etapa de suas vidas, nos desafios dos dias de hoje de formar uma família cristã.Rezemos ao Senhor:
       R: Senhor escute a nossa prece.
- Pelo Pe.(nome do padre) e por todo o Clero,que a luz do Espírito Santo os torne cada vez mais firmes na missão de evangelizadores do Reino.Rezemos ao Senhor!
- Que Deus conceda a N.(nome do esposo) e N.(nome da esposa)  a graça dos filhos e  alegria de edificarem no amor o seu lar hoje fundado. Rezemos ao Senhor!
-  Por todos os casais aqui reunidos,que diante do Senhor possam renovar as promessas do matrimônio. Rezemos ao Senhor!

-Pelas famílias de N.(nome do esposo) e N.(nome da esposa) que Deus continue os abençoando e iluminando os passos de cada um dando-lhes o discernimento para continuarem em busca da felicidade plena. Rezemos ao Senhor!

Padre:Infundi, Senhor, nos corações destes esposos o Espírito do vosso amor,para que sejam um só coração e uma só alma,e nada possa separar os que unistes,nem afligir os que abençoastes.
Todos: Amém.

                                                           Benção Nupcial
Conforme escolha do sacerdote.

Rito da Comunhão  (Se ambos forem católicos)


                                                    Rito Final
Assinaturas:  música
Comentarista:   (opcional)
N.(nome do esposo) e N.(nome da esposa),a partir de agora vocês já não são dois, mas uma só carne, uma só família. Juntos caminharão sobre rosas e espinhos com um só ideal. De formar uma família em busca da felicidade plena, e para que isto se concretize basta que ambos se preocupem em fazer o outro feliz!
Entrada das lembranças: (opcional)

Homenagens: (opcional) (em algumas paróquias não se fazem mais as homenagens)
Cumprimentos:  música  (em algumas paróquias não se fazem mais os cumprimentos)
Saída dos noivos:  música

Obs.  Lembrando ser apenas um exemplo de cerimonia. É recomendável aos noivos procurarem a paróquia para tirar todas as dúvidas e informarem o Pároco como gostariam que fosse realizado o enlace matrimonial conforme seus anseios.


contatos:   renatolongueeisabel@gmail.com
                 bebellongue@msn.com

Isabel Cristina L.C. Longue
Cantora e Produtora de Eventos     
(28)99917-4625