Celebração de 15 anos!

Este é apenas um exemplo de como poderá ser a celebração de Ação de Graças pela vida da aniversariante, podendo ser utilizada tanto para os católicos ou de outra religião .

Celebração de Ação de Graças pelos 15 anos de N.(nome da aniversariante)


Comentarista:
Boa noite a todos!
      É com imensa alegria que hoje estamos aqui reunidos  para  agradecer a Deus pela vida de N.(nome da aniversariante).
      Uma das mais belas datas é completar 15 anos,pois, tem um toque especial, cheio de encanto,um momento mágico. Viver é estar a caminho, em busca de uma constante realização pessoal,por isso, precisamos da benção do Nosso Senhor, para crescer, para acertar; para seguir em frente com otimismo, coragem e perseverança.
       A vida é uma liturgia. E o ofertório de hoje será para agradecer mais um ano de existência na vida de N.(nome da aniversariante).
     Com carinho, vamos acolhê-la  junto aos seus familiares.
       
Entrada da debutante e família:  música


Acolhimento

Padre: Em nome do Pai,do Filho e do Espírito Santo  (podendo ser cantado)
Todos: Amém.


Padre:   A vida é linda! É preciso alegrar-se e fazer o bem enquanto ela dura.Os quinze anos de N.(nome da aniversariante)são um presente de Deus, o Senhor da Vida. A sua alegria já é a resposta de agradecimento ao Deus que lhe deu a vida.    
     Alegremo-nos com os seus pais(nome dos pais) que a acompanham hoje diante do altar a fim de agradecerem a Deus a jovem que há quinze anos lhes surgiu na vida. Eles a amam e muito fizeram por ela!
      Deus lhe dê sempre a sua graça, a vida plena, o sorriso nos lábios e o amor para com todos.  

Padre: A graça do Nosso Senhor Jesus Cristo,o amor do Pai e  a comunhão do Espírito Santo,estejam convosco.

Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

Padre: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.

Todos: Amém.


Ato Penitencial:   música
Padre:   Oremos:
      Ó Deus, Pai de todos os dons, fonte da vida e da graça, nós vos agradecemos pelo dom da vida concedida à vossa filha N.(nome da aniversariante). Dai-lhe que ela sempre vos reconheça, vos sirva e vos ame como o Senhor da sua vida. Aumentai e purificai o seu amor, para que possa alegrar-se com seus pais, irmãos, parentes e amigos, por sua santificação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Todos: Amém.

Hino de Glória:  música
                                                    Entrada da Bíblia (opcional)
Entrada da Bíblia:  música
1ª Leitura: (conforme liturgia diária) 
Salmo:    (conforme liturgia diária)     música
2ª Leitura: (conforme liturgia diária) 
Aclamação ao Evangelho:    música
Evangelho: (conforme liturgia diária)    
RITO DOS 15 ANOS

Oração dos Pais

Pais:  Senhor, vós nos destes esta filha(o) querida(o) e nos concedestes a graça de educá-la na fé e no amor. Hoje, passados exatos quinze anos, nós a trazemos de volta ao vosso altar, a fim de renovar com ela a consagração que dela vos fizemos no dia de seu batismo. Que ela continue sempre filha de Deus, irmã de todos, coração bom para com os pobres e necessitados. Que todos os que dela se aproximarem encontre a árvore dos bons frutos com que possam alimentar suas vidas. Ela seja sempre uma bênção para o mundo.O bom anjo de Deus a conduza pela mão, aplainando as suas veredas e livrando-a de todo o mal.


Todos: Amém.


Oração da Aniversariante

Aniversariante:  Meu Deus! Com coração sincero e humilde apresento-me a vós. Quero renovar o meu compromisso convosco, com Jesus e com o evangelho. Evangelho quer dizer “boa notícia”. Que por meu intermédio e por minha vida, chegue a boa-notícia do vosso amor a todos. Ensinai-me a trabalhar muito para melhorar o mundo, ajudai-me a não faltar com a justiça, a verdade e a solidariedade ativa. Quero guardar sempre os vossos mandamentos no meu coração e em toda a minha vida.
Na presença de meu pai e de minha mãe, do padre, meus irmãos, parentes e amigos reunidos aqui comigo, declaro a minha fidelidade ao vosso santo nome e aos ensinamentos do vosso filho Jesus.

Todos:  Amém.


Profissão de fé (Católicos)

Credo: Creio em Deus Pai...

Oração da Comunidade

Padre ou Pastor:  Irmãos e irmãs: Cheios de confiança, apresentemos a Deus os nossos pedidos, lembrando especialmente  à (nome da aniversariante) que celebra seu aniversário de 15 anos.

Leitor:

 1.Para que N.(nome da aniversariante)tenha sempre as bênçãos de Deus, para continue em sua caminhada e cumpra plenamente a sua missão neste mundo, rezemos:

R.: Senhor escutai a nossa prece!

2. Para que possa contar sempre com o amor e o carinho dos pais e parentes, e com o apoio dos amigos, rezemos:

3. Pelos jovens aqui presentes, para que descubram sua missão e encontrem o caminho da felicidade apoiados na escolha de sua vocação, rezemos:

4. Pelos casais aqui presentes, para que se sintam estimulados em sua caminhada e sejam felizes em seu compromisso de amor, rezemos:

5. Pelas famílias cristãs, para que sejam verdadeiras Igrejas domésticas e contribuam para a construção de uma sociedade justa e santa, rezemos:

6. Por aqueles que nos precederam na eternidade, marcados com o sinal da fé, especialmente os que nos foram aqui na terra, queridos e importantes, rezemos:

Padre ou Pastor:  Ó Deus, nosso refúgio e nossa força, atendei as súplicas que vos dirigimos e fazei com que consigamos o que vos pedimos com firme confiança. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Todos: Amém!

Rito Sacramental  (católicos)


Oferendas:   música


Padre:  Orai, irmãos e irmãs, para que esta nossa família reunida em nome de Cristo, possa oferecer um sacrifício aceito por Deus Pai todo-poderoso.

Todos: Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para a glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja.

Padre:   Recebei, ó Pai, estas oferendas de ação de graças pelo aniversário de 15 anos de ( nome da aniversariante) e concedei-nos que, com o auxílio da vossa proteção, conservando o que nos destes, alcancemos os bens eternos. Por Cristo, nosso Senhor.

Todos:  Amém.

Momento da Oração Eucarística (Católicos) conforme escolha do padre ...


Momento do Rito da Comunhão (Católicos)

 Pai Nosso...

Abraço da Paz: música

Comunhão:  música


Homenagens: (opcional)   música

                                                              Rito Final

Recados:  (opcional)

O Padre (ou Pastor)  faz a benção final.

Saída do Padre (ou Pastor), Ministros, Aniversariante e família:   música


Obs.: Este é apenas um modelo de cerimônia.Converse com seu Pároco ou Pastor/Reverendo para informá-los de suas preferências para que este momento tão precioso seja eternizado nos corações de todos. 


contatos:   renatolongueeisabel@gmail.com
                 bebellongue@msn.com

Isabel Cristina L.C. Longue
Cantora e Produtora de Eventos     
(28)99917-4625